sexta-feira, 15 de abril de 2016

Somos Todos Incríveis (artigo)


Resumo: Às vezes nos esquecemos do quanto nós mesmos somos os heróis e de como simplesmente "a arte imita a vida", não o contrário. Este texto é para nos ajudar a lembrar disso!

A Pixar anunciou no ano passado que está trabalhando em uma sequência para o filme “Os Incríveis”, lançado no já longínquo ano de 2004. A previsão é que a sequência seja lançada em 2016 ou 2017 e o roteiro está sendo escrito por Brad Bird, o mesmo roteirista do primeiro filme e de outros sucessos como Ratatouille e o excelente Missão Impossível: Protocolo Fantasma. Mas este texto não é sobre animações ou mesmo sobre cinema. É sobre ver o que há de “Incrível” em todos nós.
heróis.jpg
Nos últimos 15 anos temos sido bombardeados por filmes sobre super-heróis. Tem pra todos os gostos: os tradicionais Batman e Super-homem, a avalanche de filmes dos X-Men, Ironman, Thor, Hulk, Vingadores e mais um monte. Em meio a tanto herói, é fácil se deixar levar e aceitar que “Os Incríveis” é mais um filme sobre super-heróis e seus super-poderes. E é aqui que você se engana!
Família.jpgNENHUM DOS PERSONAGENS DA FAMÍLIA “INCRÍVEL” POSSUI NENHUM PODER!
Bem, pelo menos não mais do que eu ou você. Curiosamente, nenhuma das pessoas com quem eu comentei sobre a minha interpretação desse filme tinha percebido essa característica, e é por isso que estou fazendo este texto.
Vamos analisar um a um.
Papai incrível largura.jpgBeto Pêra (Sr. Incrível). Poder: Super-força.
O poder do Sr. Incrível é a sua super-força, como é o caso de todos os pais! Aos olhos dos filhos, todo pai é super-forte! Pode perguntar para qualquer criança de 5 anos se o pai dela é forte. Provavelmente você vai ouvir: "Sim! Meu pai consegue me levantar com um braço só! E sabe aquela cadeira de ferro super pesada do jardim? Meu pai consegue levantar ela sozinho!!! Meu pai é super-forte!"
mamae incrível largura.jpgHelena Pêra (Mulher Elástica).
Essa é ainda mais fácil. Ela é a mãe da família, com marido e três filhos pequenos. O nome de super-heroína dela já informa o seu poder: elasticidade. Qual é a mãe deste mundo que não tem que ser uma mulher elástica todo santo dia???? É marido, é filho, é casa, cachorro, comida, roupa, trabalho, trânsito. Todas as mães do mundo são mulheres elásticas, esticam-se e desdobram-se para fazer de tudo e, sinceramente, eu não sei como elas dão conta! (Beijo pra minha mãe e pra minha esposa!)
VIOLETA PERA largura.jpgVioleta Pêra
Essa também não deveria ser segredo para ninguém. Ela é a adolescente da casa, está passando por aquela fase complicadíssima da vida por que todos nós passamos. Quais são seus poderes? Ela tem a capacidade de ficar invisível e de criar campos de força em volta dela. Ora, todo adolescente, em algum momento daqueles anos complicados da vida, já se perguntou se era invisível. “Por que é que ninguém me nota? Será que eu sou invisível? Eu devo ter um campo de força em volta de mim que mantém as pessoas afastadas!”. Aí está! Violeta é uma adolescente “invisível” como há tantos mundo afora. São poucas as pessoas que ela (e a maioria dos adolescentes) deixa que se aproximem de verdade dela... que ultrapassem a barreira do seu "campo de força".
FLECHA PEQUENO largura.jpgFlecha Pêra. Seu poder é ser rápido.
Pela aparência, Flecha tem seus 8 ou 9 anos e simplesmente não consegue ficar parado. Ele corre pra um lado e para o outro, rápido como uma flecha. A mãe mal consegue ver o menino porque ele não para. A energia desse menino parece que não acaba nunca e ele vive se metendo em confusão! Parece a descrição de algum menino de 8 ou 9 anos que você conhece? Praticamente todos, não é? Só faltou ele gostar de jogar futebol e andar de bicicleta!
Por fim, você pode estar se perguntando se o bebê da família também é uma extensão de todos os bebês do mundo. E eu digo pra você que é!
BEBE PEQUENO largura.jpgZezé (o bebê)
Ao longo de todo o filme é dito que o bebê não tem poderes, até que, no fim, para surpresa do vilão, Zezé passa por uma série de transformações e mostra os seus poderes. Ele vira uma tocha humana e depois se transforma em algum tipo de metal bem pesado.
images (5).jpgPoderes Zeze.jpgQual não foi a mãe ou o pai que em algum momento tocou a cabeça do filho pequeno e disse: “ele está pegando fogo de febre!”. Por sua vez, quantos de nós já tentamos levantar um bebê do chão e grunhimos entredentes a frase: “Nossa, que peso! Parece que esse menino é feito de chumbo!”.
the_incredibles____and_edna_3_by_eatsleepbroadway-d39hmnt.jpgVocê e sua família na fila do cinema no ano que vem! (rs)
Pois aí está, meus amigos! No próximo ano, quando vocês estiverem levando seu filho ou filha ao cinema pela 5ª vez para assistir a “Os Incríveis 2”, sabendo que depois vocês terão que comprar o DVD, que por sua vez será assistido centenas de vezes na sua casa, lembrem-se que aqueles heróis que fazem seus filhos vibrarem de emoção, no fundo no fundo, são vocês mesmos!
Inconscientemente, seus filhos sabem que você, pai, e você, mãe, são os heróis da aventura que é a vida deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário